Alcinópolis tem Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

  • 16 de maio de 2016

A Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) deu início nesta segunda-feira (16) a ações referentes à Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Ao contrário dos outros anos, que o assunto era debatido diretamente com os estudantes, agora abordagem será diferente. É a vez de tratar sobre o tema com os professores de 1ª a 5ª série das escolas Municipal e Estadual. Os profissionais da saúde também são o alvo da Campanha.

“Essa mudança ocorreu para falarmos sobre abuso e exploração sexual com aqueles que estão diariamente em contato com crianças e adolescentes e podem perceber alguma mudança comportamental. Além dos profissionais da saúde, que são aqueles responsáveis por comprovar ou não que uma criança foi abusada, por exemplo”,  explicou a advogada do CREAS, Wélica Furtado de Freitas.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.