Através da Arte Urbana, artístas de Campo Grande desenvolvem trabalho pedagógico com adolescentes de Alcinópolis

  • 3 de junho de 2014

Na última semana, a Prefeitura de Alcinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, proporcionou aos participantes do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes o contato com uma nova forma de comunicação artístita: a Arte Urbana. 

Através da expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, os adolescentes vivenciaram por meio de oficinas um mundo completamente diferente da realidade que os cercam. 

Os artístas urbanos Brunno de Paula e Renderson Valentim trabalharam a história da arte urbana e seus elementos, como: Hip Hop, teatro, música, expressão corporal, arte circense, áudio visual e o Graffiti. Este último atraiu muito a atenção não só da garotada mas também da população em geral, visto que os artístas, na companhia dos jovens, pintaram alguns muros da cidade. “O nosso objetivo foi fazer da Arte Urbana uma ferramenta pedagógica e de transformação”, explicou Renderson. 

De acordo com o artísta, a linguagem juvenil aproximou os participantes das oficinas e fez com que todos interagissem melhor, dispertando em cada um a vontade de aprender e saber mais sobre as atividades desenvolvidas. “Eles amaram porque falamos a língua deles e colocamos eles na cena”. 

Papo de Rua 

Os artístas que estiveram em Alcinópolis fazem parte de uma comunidade no Facebook chamada Papo de Rua. Criado em 2011 e com mais de 3 mil seguidores, o espaço reúni artísta de Mato Grosso do Sul e tem o objetivo de divulgar, fomentar, produzir e fortalecer o movimento de cultura de rua e street art do estado. 

De acordo com a discrição da página, o Papo de Rua iniciou-se no dia 10 de setembro de 2011, num evento inédito em Campo Grande – MS, com o encontro de várias tribos da música, do skate e do hip hop.