Na tarde desta quinta-feira (29) a reunião que acontece todos os meses com os benificiários do Programa Bolsa Família contou com a presença especial do conselheiro tutelar de São Gabriel do Oeste – MS, o advogado Franklin Razzac Lopes da Silveira, o qual ministrou uma palestra sobre exploração sexual, com foco nos casos de pedofilia. O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Além de alertar os presentes sobre a triste realidade que envolve o tema, a palestra também faz referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, que aconteceu em 18 de maio.
Em seu discurso, o conselheiro tutelar pediu para que a população não se omita diante de algum caso e abuso ou exploração sexual e que, em caso de dúvidas, procure um profissional que posso prestar orientações. “Vamos quebrar o silêncio. Caso vocês fiquem sabendo de algum caso, ou tenha apenas uma suspeita, procure o Conselho Tutelar ou os profissionais do Cras e Creas, vocês não estão sozinhos”, disse Franklin.
Lei da Palmada
Na oportunidade, Franklin tirou dúvidas da plateia a respeito da Lei da Palmada, que consiste na proposta de proibir pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes de baterem nos menores de 18 anos. “O Estatuto da Crianças e do Adolescente puni o excesso, afinal, educação e espancamento são coisas bem diferentes e cada um é responsável pelo o que faz”, opinou Razzac.