O Chefe do Executivo Municipal de Alcinópolis, esteve na rádio Educativa FM, nessa manhã (18), fazendo esclarecimentos sobre as medidas de prevenção do coronavírus, adotada no Decreto Municipal de nº16/2020, juntamente com equipe da secretaria municipal de saúde, as enfermeiras Maria Balbina (coordenadora de vigilância epidemiológica) e Isabelle enfermeira da UBS (Unidade Básica de Saúde).
Iniciou falando do momento atual da gestão, que está com grandes obras a serem concluídas e das obras que já finalizaram inclusive a ponte de ferro que visitou ontem na zona rural. Porém, estamos iniciando um ciclo de cuidados e prevenção devido à pandemia do Coronavírus, que tivemos a responsabilidade de fazer o decreto com medidas para prevenir a propagação do vírus em nossa cidade, conforme orientação do Ministério da Saúde e Governo de MS.
A suspensão das aulas que iniciará no dia 23/03 até dia 06/04, assim como atendimento no Centro de Convivência de idosos, Centro de atendimento da Criança e do Adolescente, Escola de Futebol, Banda Municipal, a visitação pública as Unidades de conservação e a Casa de Memória. E outro assunto que foi abordado, o cancelamento do aniversário da cidade dentro da programação que estava prevista, que no momento não tem como marcar uma data. Tudo isso para não haver aglomeração de pessoas e evitando assim a disseminação do vírus em nossa cidade.
A enfermeira Maria Balbina falou da importância de não entrar em pânico nessa fase da pandemia, explanou todos os cuidados que devemos ter de lavar as mãos, higienizar objetos, não compartilhar objetos pessoais, usar álcool, quando não tiver como lavar as mãos, evitar fazer festa em casa para não haver aglomeração de pessoas.
A enfermeira Isabelle salientou a importância de ficar em casa, principalmente as crianças que não tem aula, não sair para parquinhos ou outros ambientes que tenham mais pessoas, assim como os idosos também, evitarem o uso de tererê e compartilhamento entre as pessoas.
Os ouvintes fizeram algumas perguntas e ambos responderam. As enfermeiras finalizaram, colocando a disposição todas as unidades de saúde, ressaltando a importância de se cuidar e prevenir. O prefeito terminou a entrevista agradecendo a todos pela compreensão e pedindo para que todos tenham os devidos cuidados.