Em comemoração ao Mês das Águas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente – Semudes de Alcinópolis realizou nesta quinta-feira (30) uma noite de palestras na Câmara de Vereadores. O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre o desperdício e o uso correto da água, além da importância da preservação do meio ambiente.
A engenheira florestal, Maria Aparecida dos Santos, ministrou uma palestra sobre Biomas com enfoque no Cerrado, cenário onde Alcinópolis se encontra, explicando a importância do segundo maior bioma da América do Sul.
“Em termos de biodiversidade, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade e ao lado da Mata Atlântica, é considerado um dos hotspots mundiais, ou seja, um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo”, explicou a engenheira.
Outro palestrante foi Luiz Elias Maldonato, servidor da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul – Sanesul de Alcinópolis, que falou sobre Água, Esgoto e Meio Ambiente. Na oportunidade, houve também a participação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em razão da passagem da imagem da padroeira do Brasil e do nosso município com o Projeto Rota 300.
“Rota 300 também é conscientização ambiental, afinal, a Imagem de Nossa Senhora fora encontrada nas águas do Paraíba do Sul. Portanto, ecoa de Aparecida um apelo ecológico”, explicou o padre João Paulo Timotheo.
Participaram do evento o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva, acompanhado da primeira dama Ana Lúcia Maria de Assis, a Secretária Municipal de Desenvolvimento, a bióloga Bruna Barbosa, a Secretária Municipal de Educação, professora Márcia Izabel de Souza, além dos alunos da Escola Estadual Professora Romilda Costa Carneiro e a população em geral.