Acessibilidade foi discutida em 4ª Conferência das Cidades em Alcinópolis

  • 5 de julho de 2016

Pensando em uma cidade para todos, o tema acessibilidade foi o que mais gerou propostas nos grupos temáticos da 4ª Conferência das Cidades, na última quinta-feira (30) em Alcinópolis. Os projetos discutidos serão levados para a conferência Estadual, que acontece em março de 2017, e depois para a Nacional. Depois dessas etapas, as propostas serão avaliados e poderão ser implantados.

A principal reclamação dos participantes foi a calçada. Em muitos lugares elas não existem e em outros estão cheias de buracos, materiais de construção e até mato. “É impossível falar em acessibilidade sem calçadas adequadas e adaptadas para pessoas portadoras de deficiência física”, falou Luziano Furtado, secretário municipal de Assistência Social. 

Outra preocupação dos moradores é com a segurança pública, uma vez que a BR – 359, que corta a cidade, tornou-se rota do tráfico, visto que liga Mato Grosso do Sul ao estado de Mato Grosso e Goiás. Lazer também foi discutido na Conferência, principalmente pelos estudantes da Escola Municipal Alcino Carneiro, que participaram do evento. 

Esses e outros temas foram abordados na palestra A Função Social da Cidade e a Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas. A palestra foi ministrada por Tânia Marques, coordenadora do Conselho Estadual das Cidades e presidente da Comissão Preparatória Estadual. 

Participaram da Conferência os secretários municipais Elisberto Martins Rezende (Desenvolvimento), Sara Geraldi (Educação), Aloísio Martins (Obras) e Luziano Furtado (Assistência Social), no ato representando o prefeito Ildomar Carneiro. Os vereadores Marcão e Levino Amorim também estiveram no evento, que foi abrilhantado com a apresentação da Banda Musical Iulle Martins Rezende.