Prefeito discute sobre projeto Revive Taquari

  • 11 de março de 2015

O prefeito Ildomar Carneiro Fernandes, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Elisberto Martins, esteve no Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) para discutir Projeto Revive – Rio Taquari com os técnicos responsáveis pela implantação do projeto. O intuito é retomar o projeto que visa à implantação de cinco viveiros de terminação de mudas nativas do cerrado na Região Norte do Estado. 

A ação, que prevê ainda a revitalização do Viveiro Municipal de São Gabriel do Oeste, faz parte do trabalho de recuperação do Rio Taquari, que sofre com o assoreamento. O município funcionará como “viveiro-maternidade”, ou seja, será responsável por produzir cerca de um milhão de mudas anuais a partir de sementes nativas da região.

Depois de revitalizado, o viveiro de São Gabriel entregará parte das mudas para os municípios da bacia hidrográfica do Rio Taquari. Cinco deles terão viveiros de terminação, que estão previstos em Alcinópolis, Camapuã, Coxim, Pedro Gomes e Rio Verde de Mato Grosso.

A criação de viveiros é uma das três etapas do projeto Revive Taquari, que prevê ainda a recuperação de áreas degradadas e a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos. O mesmo projeto propõe ainda a recuperação das áreas marginais ao curso do rio em cidades como São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Coxim e Figueirão, entre outros municípios.

Além de Ildomar, também participaram do encontro os prefeitos de Rio Verde, Mario Kruger e São Gabriel do Oeste, Adão Rolim.