Diante de uma solicitação do vereador Marco Antônio dos Reis e o apoio da Prefeitura de Alcinópolis e do Sindicato Patronal Rural, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, realizou no município a Oficina de Modelagem em Cerâmica dos Bichos do Pantanal.
O curso para aproximadamente 20 pessoas foi desenvolvido por Rodrigo Marçal, que vem de uma família composta por artesãos que criaram esculturas que se tornaram símbolos de Mato Grosso do Sul, como as Onças. As aulas aconteceram entre os dias 15 e 25 de setembro, no Sindicato Rural.
Por meio do projeto Artesania, que visa ao fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul e prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, o instrutor ensinou um trabalho que agora vai gerar emprego e renda para dezenas de artesões de Alcinópolis, difundindo no estado, e quem sabe nacionalmente, produtos artesanais alcinopolenses.
A entrega de certificados aconteceu no último dia de aula e contou com a presença da Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, Arlene Barbosa Vilela, que admirou o desempenho dos artistas de Alcinópolis. “Aqui foi um dos poucos municípios onde a onça ficou com cara de onça mesmo e não de gato”, brincou Arlene.
O grupo formado para realizar a oficina pretende continuar fabricando o artesanato em argila e já recebeu um convite para expor as peças confeccionadas durante o curso na Casa do Artesão, em Campo Grande.
Os realizadores da Oficina, bem como os participantes, agradeceram o apoio e incentivo da Secretária Municipal de Assistência Social, Nara Simone Silva Carneiro, do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Elisberto Martins Rezende (Bufinha) e da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sara Geraldi.