Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação em teste rápido para HIV e sífilis

  • 28 de agosto de 2014

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rede Cegonha e Programa DST/AIDS,  está realizando uma capacitação em teste rápido para HIV e triagem de sífilis, destinada aos profissionais da área da saúde e assistência social do município. As aulas presenciais aconteceram nos dias 27 e 28 de agosto, no pátio da Unidade Básica de Saúde. 

A enfermeira Regina Nogueira, articuladora municipal do programa Rede Cegonha e instrutora do curso, explicou que o objetivo é formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis utilizando metodologia rápida. “O principal objetivo é descentralizar o teste, ou seja, disponibilizá-lo também na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde 24 horas (Hospital Municipal)”.   

Alcinópolis está em 1º lugar no estado com incidência de AIDS, já são 10 casos no município. Diante disto, a secretária municipal de Saúde, Neiva Leite Carneiro, agradeceu a participação dos profissionais e pediu para que todos realizem o teste rápido para HIV. “Obrigada pela presença e participação de vocês no curso, afinal, estamos com um índice muito alto de HIV no município. Quero aproveitar e pedir para que todos os funcionários realizassem o teste, eu já fiz o meu”.  

A capacitação é online, na modalidade de Ensino a Distância, com carga horárias de 30 horas, sendo oito delas presenciais e as demais na plataforma virtual do curso. Os participantes têm até o dia 10 de setembro para realizar o curso, a prova final e assim receber a certificação.