Alcinópolis já atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos

  • 31 de julho de 2014

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Alcinópolis está entre os oito que já se enquadram à Lei 12305, de 02 de agosto de 2010, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que determina que todos os municípios brasileiros acabem com os lixões e que exige a implantação de aterros sanitários. O prazo para as cidades se adequarem termina no próximo sábado, 02 de agosto. 

A caminho da eficiência ambiental, o município possui o seu próprio Plano Municipal de Resíduos Sólidos e já realiza a gestão correta do lixo há mais de  10 anos. Atualmente Alcinópolis possui um aterro sanitário licenciado e  um antigo lixão que já conta com um projeto de recuperação. Ambos são monitorados trimestralmente para que que seja realizada a análise do nível de qualidade da água. 

Além disso, o  município está implantando a coleta seletiva, que inicialmente atenderá dois conjuntos habitacionais e futuramente se estenderá por toda a cidade. “Inicialmente vamos trabalhar com a coleta seletiva porta a porta através de coletores binários, que consiste na separação dos resíduos sólidos secos (recicláveis) e molhados (matéria orgânica)”, explicou Edilson Cotonett, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

A coleta seletiva será realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Material Recicláveis de Alcinópolis (COOPERCAL), que trabalha há dois anos e já se tornou modelo de gestão para outros municípios. 

Pensando na preservação do meio ambiente, a cidade ainda possui uma área que está sendo licenciada para a implantação do Eco Ponto que irá atender à Política Reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações que visa a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

De acordo com o prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB), as ações da Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão além de cumprir leis e normas. “O intuito principal é preservar o meio ambiente e promover a qualidade de vida à população”, disse.