Na tarde desta segunda-feira (7), mais de 30 pequenos produtores de leite de Alcinópolis – MS participaram de reunião para conhecer o Programa Leite Forte, do Governo do Estado, e os interessados tiveram a oportunidade de manifestar o desejo de receber assistência técnica do Programa em sua propriedade, para assim produzir com mais qualidade.
De acordo com o técnico do Programa em Alcinópolis, o zootecnista Robson P. de Paula, o objetivo da ação é organizar a cadeia produtiva do leite no município e trazer assistência técnica a cada produtor. “O Programa prevê ações tecnológicas para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades rurais”, explicou Robson.
Na prática, os pequenos produtores irão receber uma visita mensal da assistência técnica para que o Programa seja apresentando individualmente. Nesta etapa, o técnico deve percorrer todas a propriedade, conhecendo a infraestrutura para a produção leiteira, realizando assim um diagnóstico visual da propriedade, observando e apontando ao produtor os ajustes emergenciais.
Na sequência, os pequenos produtores irão visitar uma propriedade referência, que tenha as tecnologias a serem implantadas em Alcinópolis. “É o momento de mostrar a viabilidade do Programa, incentivando os produtores de Alcinópolis”, disse Robson.
Feito isto, o Programa passará a ser aplicado definitivamente em Alcinópolis, onde até o final de 2014 pelo menos quatro cursos deverão ser oferecidos ao participantes.
Os produtores receberão ainda assistência técnica dos projetos do Instituto Biosistêmico (IBS) Vaca Móvel, Rufião Móvel e Agro Móvel, com inovações tecnológicas para o aumento de produtividade e qualidade direto ao produtor.
A mobilização contou com palestra e orientações do Coordenador do Agronegócios da Pecuária, Rúbens F. Mello Correa, do Programas de Avanços da Pecuária – PROAPE, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), do médico veterinário da coordenação do Programa Leite Forte, Rodrigo Fernandes, do técnico da Seprotur, Valdelir Santos, do Médico Veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fabrizio Machado e do zootecnista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Deilton.
Participaram do evento, o prefeito de Alcinópolis, Ildomar Carneiro Fernandes, a vice-prefeita, Nara Simone Silva Carneiro e o secretário municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (SEMUDES), Elisberto Martins.
Programa Leite Forte, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) em parceria com a Prefeitura de Alcinópolis, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), além da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Mato Grosso do Sul.
Para mais informações, entrar em contato com a Semudes pelo telefone 3260-1719.