Secretaria Municipal de Saúde adquiri Kit Materiais Educativos sobre Métodos Contraceptivos com recursos do Ministério da Saúde

  • 1 de setembro de 2020

A Secretaria Municipal de saúde através da Coordenação de Saúde Sexual Reprodutiva sob Coordenadoria da Enfermeira Regina Nogueira, em setembro de 2018, inscreveram o município de Alcinópolis/MS na Proposta do Plano de Ação Agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres, angariando assim um recurso de 100.000,00 (cem mil reais) ao município.

De posse deste recurso foram adquiridos materiais educativos para capacitação dos profissionais trabalhadores em saúde e comunidade Alcinopolense relacionados aos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (Larc, siga em inglês para Long-Acting Reversible Contraception).

Ressalta se ainda, a respeito do recurso, que o mesmo possui entre esta aquisição outras locações, tais como: confecção de materiais gráficos para Educação em Saúde e despesas de capacitações das equipes e população em geral.  

A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Primária à Saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos. Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, onde é imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e/ou determinantes da situação de saúde. Isso exige uma nova postura e qualificação profissional, com enfoque não só para o indivíduo, mas também para a família e a comunidade, lembrando que, no contexto atual, as famílias assumem diferentes conformações, não apenas aquela de grupo nuclear específico, formado por pai, mãe e filhos. Além disso, é importante compreender a família também como um espaço emocional e social, onde podem se reproduzir as mais diversas formas de relações da sociedade.

Diante deste contexto a Saúde Municipal prioriza a redução da gravidez na adolescência, gravidezes indesejadas e prevenção da Mortalidade Materna e Infantil.

Esse trabalho tem uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.